Por que o Blockchain veio pra ficar

O blockchain é a tecnologia digital que fundamenta a moeda virtual (criptomoeda) bitcoin. Ela funciona como um massivo registro contábil descentralizado para o Bitcoin que informa cada transação e armazena essa informação numa rede mundial para que não possa ser adulterada. Os bancos sentem que a tecnologia blockchain deveria ser aplicada em áreas desde remessa de valores até o mercado de ações que são um pouco ineficientes.

A Internet que usamos hoje é a Internet dos fatos, e o blockchain é a Internet do valor – a Internet é um protocolo de comunicações, assim como o outro é um protocolo de troca. Ambos têm a mesma porcentagem de conceito e sucesso, sendo o protocolo em que todos podem inovar e construir em seus arredores. Se você voltar aos anos 90, fica difícil de supor como a Internet poderia impactar nossos negócios. Hoje, ela impactou quase tudo. O blockchain hoje em dia é exatamente igual à Internet nos anos 90 e afirma-se que seja um gigante maior que a Internet e que poderia impactar o mundo à nossa volta ainda mais.

Se você quisesse inovar e financiar seus pagamentos em qualquer parte, não existem estruturas abertas de verdade, e muitos negócios fascinantes têm sido limitados às suas áreas geográficas.  Tendo um protocolo base que permita que o setor construa e inove em torno de finanças, muitas coisas podem ser completadas agora.

Ele tem um preço razoável, é rápido e dá funcionalidade instantânea para transmitir valor como uma moeda de oportunidade, entretanto, o mais importante é que ele é um registro contábil tão confiável que pode se passar como um meio assim como um governo para colocar sua moeda no blockchain também.

Por que o Blockchain chegou pra ficar

1. A Tecnologia Blockchain pode democratizar os sistemas financeiros

Esta situação está mudando com o advento do Blockchain nos serviços financeiros. O blockchain é uma tecnologia que executa transações financeiras seguramente, transparentemente, e confiável entre usuários separados, sejam bancos ou indivíduos, sem usar um intermediário para que o custo seja reduzido. A tecnologia Blockchain usa uma base de dados distribuída que salva blocos de registros e os conecta para facilitar a recuperação de registros e confirmar que os blocos não foram alterados.

No caso da cobertura agrícola, Blockchain a torna possível usando contratos inteligentes entre o fazendeiro e a organização financeira, e o uso de fatos confiáveis baseados em dados do clima. Uma das vantagens é a execução automática do contrato que conta com situações predefinidas sem requerer a interpretação humana. Por exemplo, a compensação é paga quando uma quantia definida de chuva é excedida, causando a perda de produção. Outra vantagem é que com este modelo, o seguro pode estar disponível a preços relativos ($2 a $3 ao mês) e de acordo com a cobertura geográfica, o que não é viável com o modelo de cobertura convencional.

2. Votação verificavél com Tokens de Blockchain 

Existe uma concepção errônea de que uma votação não pode ser feita online de modo seguro. Entretanto, a introdução da tecnologia blockchain está mudando essa conversa,” Adam Ernest, CEO da FollowMyVote em Virginia – uma organização comprometida em desenvolver uma plataforma de votação transparente, de fonte aberta e online – explica.

Somente um usuário do Bitcoin faz transações enviando moeda digital para a carteira digital do receptor. O sistema de votação com blockchain envolve criar carteiras para cada candidato ou opção numa eleição. Todos os eleitores são então alocados com uma “moeda” digital que representa um voto, que eles podem emitir enviando suas “moedas” para a carteira de escolha deles.

Como uma transação de Bitcoin, o processo inteiro é registrado no registro contábil público do blockchain, o que significa que, diferente da maioria das eleições atuais, um eleitor pode verificar se o voto dele ou dela foi contabilizado.

3. Varejo, Imóveis, e outras Aplicações

Por uma atitude do varejo, atualmente, apenas 25% da população mundial pode comprar coisas online.  O protocolo do blockchain permite que qualquer um na terra com um celular tenha acesso igual para expandir o mercado endereçável geral a nível global da noite para o dia.  Com o blockchain, localizações internacionais não desenvolvidas cuja maioria da população atualmente não usa um sistema bancário, estão habilitadas a terem serviços financeiros de alta qualidade e a capacidade de poupar a transferir dinheiro com despesas baixas.  A indústria teria a habilidade de participar além do mercado local. Estaria descentralizado dos bancos, e não teria intermediários, emissores ou indústrias adquirentes para ter uma margem maior,  renda e descontos competitivos ao consumidor.

Os sistemas de pagamentos que usamos hoje em dia foram desenvolvidos nos anos 50 e nunca foram projetados para a Internet – têm fraudes/problemas de confiança, restrições globais, um punhado de taxas, problemas de cumprimento, e muitos outros. Compradores internacionais estão sujeitos a altos preços, definir rigorosas contas bancárias, etc. Você não podia escolher novas opções como micro pagamentos – ex. Novas aplicações elaboradas com base no protocolo blockchain, em vez de assinar 200 canais a cabo sendo que você pode agora pagar agora por canais individuais.

Adicionalmente ao varejo, existem muitas outras bênçãos como no mercado imobiliário. Compradores internacionais eliminam tediosos passos, tais como definir uma conta bancária e taxas internacionais. Em vez de conseguir uma escritura em papel que é “registrada,” você terá uma escritura digital que é convertida à vontade, criptografada, e única, para assegurar que a passagem do nome para o comprador seja clara e documentada inquestionavelmente por todos os tempos. A informação estaria disponível instantanemante também, assim poupando o tempo de todos.

O protocolo blockchain chegou pra revolucionar os sistemas financeiros, identificar negócios, e qualquer outro sistema total baseado em custo e registro contábil. Ele já está deixando sua marca, a infraestrutura está constantemente sendo investida, e chegou pra ficar.

Leia também Como se Tornar Minerador de Bitcoin, Os 6 Melhores Livros sobre Bitcoin, Vamos falar de Blockchain e 7 Motivos para Investir em Bitcoin.

Comentários