Neste ponto você já deve ter ouvido falar de Bitcoins diversas vezes internet a fora e é até mesmo provável que esteja interessado em investir nesta moeda digital, mas não saiba por onde começar. Neste artigo iremos explicar detalhadamente como adquirir Bitcoins.

No início, minerar Bitcoins domesticamente era uma forma viável de obtê-los, mas essa não é mais a realidade. A complexidade das equações que precisam ser resolvidas pelos computadores aumentou muito e isto exige máquinas melhores, com maior capacidade de processamento. Por este motivo a mineração só é viável atualmente se feita em larga escala e em países onde a energia elétrica é barata, como a China.

Para o minerador doméstico os gastos com eletricidade e compra e manutenção os processadores superariam os possíveis lucros. Para nós, reles mortais, o modo mais prático de se obter Bitcoins é através da compra da moeda em sites especializados nesse câmbio.

  • Onde comprar Bitcoins?

A moeda pode ser adquirida em diversos sites pela Internet. Estes sites normalmente operam na moeda do país onde estão localizados e alguns operam adicionalmente em dólar.

Você pode acessar uma lista dos principais sites vendedores de Bitcoins no Coin Market Cap. Esta lista apresenta a moeda de troca aceita, o valor do Bitcoin no site e ainda a o volume de negociações. Procure por sites confiáveis, que existem há algum tempo e tenham opções avançadas de segurança, como por exemplo, autenticação em dois passos.

  • Comprar no Brasil ou em sites estrangeiros?

Esta é realmente uma boa pergunta. O Bitcoin nos sites e agências nacionais custa mais do que na maioria dos sites estrangeiros, infelizmente. Mas certos fatores como facilidade e altas taxas de câmbio podem fazer o custo benefício da compra em reais se tornar mais atraente. Além disso, alguns sites estrangeiros exigem documentos de identificação que só cidadãos do país possuem, tornando a compra inviável para estrangeiros.

Você precisa analisar com cuidado o que compensa mais dentro de suas possibilidades. Há vários sites populares como Kraken, Coinbase, SpectroCoin. Para comprar em dólar precisará procurar seu banco para fazer a transferência internacional ou usar algum serviço como o TransferWise, que normalmente tem taxas melhores do que os bancos. Já no Brasil os principais negociadores de Bitcoins são o site Bitcointoyou e o site Mercado Bitcoin.

Outro fator importante a ser considerado ao escolher um site de câmbio são as taxas. Cada site cobra uma determinada porcentagem e/ou taxas para realização de depósito, retirada, compra e venda.

  • Como funciona a compra?

Assim como na compra de outras moedas mais tradicionais, você precisará trocar uma moeda pela outra, ou seja, você precisará dispor de uma quantia de dinheiro na moeda aceita pelo site.

Após se registrar e ter sua conta aprovada, você finalmente terá o que chamamos de carteira (wallet). Ela é identificada por um hash, ou seja, um código na forma de números e letras e é única. Agora você precisará transferir o valor desejado para o site.

A confirmação da transferência dependerá das políticas do site e do tipo de transferência realizada. Com o dinheiro disponível em sua conta será possível finalmente comprar Bitcoins. Você, em geral, terá duas opções: comprar pelo valor da cotação atual ou criar uma ordem de compra.

A ordem de compra, assim como a ordem de venda, tem algumas vantagens interessantes. Por exemplo, se você acredita que o valor da moeda vai cair, é possível criar uma ordem solicitando que a compra seja feita no momento em que a moeda atingir um determinado valor, estipulado por você. Ou seja, não é preciso que você fique plantado em frente a seu computador aguardando o momento exato para realizar a compra.

  • Quando comprar?

O Bitcoin é uma moeda muito volátil e instável. Seu valor é influenciado por crises financeiras, decisões políticas e econômicas. 95% do volume total de Bitcoins se encontra na China, portanto a situação sócio-política chinesa influencia grandemente no valor da moeda.

Para tirar proveitos dessas constantes flutuações de preço, imagine que o valor do Bitcoin, embora nos últimos tempos se mantenha em constante subida, funciona como ondas permeadas por momentos de calmaria. Caso você esteja tentando lucrar com a moeda, o que deve fazer é comprar nos momentos de estabilidade ou de baixa e vender durante um momento de valorização.

De modo geral, dentro destas variações, a tendência geral da moeda é continuar crescendo à medida que envelhece, devido a fatores como legalização em diversos países, aumento do número de usuários e de rede de aceitação, acessibilidade, desmistificação da moeda, melhorias de segurança, busca por tecnologias sustentáveis e digitalização da economia. Mas lembre-se de que essa é ainda uma tecnologia muito nova e alguns países têm banido ou cogitado bani-la, o que pode ter impactos negativos em seu valor.

  • Como lucrar? Quando vender?

Você nunca terá completa certeza de até que ponto a moeda subirá antes de começar a cair, portanto timing é essencial para vender na hora certa. Seja conservador, não aposte muito alto ou perderá sua chance. Novamente, as ordens de venda poderão ser úteis neste momento. Deixe uma preparada para quando a moeda atingir o valor esperado e poderá ficar mais tranquilo.

Para saber a hora de atacar, mantenha-se informado! Acompanhe as notícias sobre a moeda e principalmente os gráficos de cotação diariamente. Trading View é um dos mais completos, mas se você o achar muito poluído e complicado, Coin Desk pode ser a melhor escolha.

Algumas pessoas ainda gostam de pensar em Bitcoins como um investimento a longo prazo e, portanto aguardam um longo período, de anos, para realizar a venda. Fica ao seu critério. Além disso, talvez você nem mesmo tenha interesse em investimentos financeiros, neste caso…

  • O que eu posso comprar com esse dinheiro?

Em outros países já existem cartões de débito de Bitcoins, caixas eletrônicos e uma ampla rede de aceitação da moeda onde você pode fazer compras online. Por aqui ainda estamos engatinhando nessa área, mas encontramos uma lista interessante de comércios nacionais que já aceitam esse tipo de pagamento no Negocie Coins. Já é possível pagar por serviços virtuais, hospedagem, jogos, roupas, viagens, ingressos, presentes e até mesmo boletos.

Leia também Como armazenar Bitcoins, Tudo sobre Blockchain e 7 Motivos Para Investir em Bitcoin.

Comentários